Telefone para contato
(67) 9 9981-3173
Em sua nova versão ganhou mais uma seção, a retangular vazada ou tipo A. Agora pode-se mudar a bitola do aço diretamente no desenho da armadura.
O que era bom ficou melhor, pois o SuperPoste tem também tem seu próprio cad interno, que além de visualizar e imprimir o desenho, exportando na extensão dwg e dxf.
A primeira versão foi elaborada em função da vigência das normas NBR 8451-1 até NBR 8451-2 e NBR8452 (fev/1998), que introduzia o conceito do momento Ma.
Este momento Ma, superdimensiona a parte superior do poste, que era a parte mais frágil do poste.
Nesta nova norma, o poste tem que suportar o momento Ma no topo e vinha aumentando até 70% do momento de engastamento na base. Já o momento oriundo da carga nominal, começa com zero no topo e termina com momento de engastamento. Dessa forma o poste tem que suportar a resultante da envoltória destes momentos.
O desenho abaixo mostra este conceito de Ma.
O vem acontecendo de lá pra cá, é que o Ma era normatizado nacionalmente, mas algumas concessionárias começaram a mudar de acordo com suas necessidades.
Pensando nisso, o novo SuperPoste tem um cadastro de Ma, de forma que atende qualquer concessionária ou mudança de norma.
O banco de dados do SuperPoste tem todas os postes normatizados, entretanto, o usuário pode alterar, inserir novos postes.
Agora todo poste dimensionado é gravado automaticamente, portanto tem-se um cadastro de postes dimensionados, com todos os parâmetros que foram utilizados.
A empresa ganha em agilidade na produção, uma vez que os desenhos já saem com a listagem de ferros utilizados e seu peso, como também o peso e volume de concreto do poste, facilitando a composição de custo dele.
Ao dimensionar um poste, o usuário pode escolher, para a armadura longitudinal, duas bitolas.
A primeira bitola será utilizada nos 4 cantos de um poste duplo t, 4 em cada face do poste retangular vazado e no caso de poste circular serão 6 bitolas distribuídas uniformemente em todo seu perímetro.
Já a segunda bitola será utilizada para completar os esforços resistentes do poste.
O desenho abaixo mostra esta distribuição de ferros.
Diagrama de utilização do SuperPoste